12 atividades de atenção e concentração para as crianças

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Hoje em dia, está cada vez mais difícil as crianças manterem o foco. Isso devido ao vários estímulos e informações que elas recebem, principalmente pelo uso de diversas telas como celulares e computadores. Por isso, conhecer algumas atividades de atenção e concentração e aplicá-las na rotina da criança pode ajudar os pequenos em casa ou na escola. 


+ Encontre bolsas de estudos do ensino infantil ao ensino médio


A falta de atenção ou concentração pode gerar dispersão e dificuldades no aprendizado. É claro que outros fatores também contribuem para esse quadro, como a não existência de rotina, alimentação incorreta, ambientes bagunçados e até a falta de atividades físicas. 




Jogos de sequenciamento e atividades manuais são ótimas atividades de atenção e concentração, seja na hora de brincar ou de estudar! E você sabia que dá para adaptá-las para qualquer disciplina? Desde números, até palavras e leituras. 


Veja: + Atividades sobre sentimentos e emoções para a educação infantil


Conheça 12 atividades de atenção e concentração 


Com o avanço das tecnologias e o aumento das distrações, manter o foco dos pequenos se tornou um desafio diário. Neste artigo, vamos explorar 12 atividades de atenção e concentração especialmente desenvolvidas para melhorar essas habilidades nas crianças. As atividades são projetadas para serem envolventes e educativas, ajudando a criar uma base sólida para o aprendizado contínuo e o desenvolvimento cognitivo. Vamos descobrir como podemos ajudar nossos filhos a se tornarem mais focados e atentos em suas tarefas diárias.


Confira: 


  1. Montagem de bloquinhos 

Montar bloquinhos contribui tanto para o desenvolvimento motor físico quanto para a criatividade. Com estratégia, os pequenos precisam ter persistência e analisar os blocos para resolver desafios. Vale lembrar que os famosos legos também estão incluídos neste tópico! 


  1. Rodas de leitura 

Que tal incluir, semanalmente, uma roda de leitura em casa ou na escola? Nesse momento cada criança e também os pais devem ler um trecho do livro ou texto escolhido. Para definir a sequência, pode ser feito sorteio ou apenas por ordem de quem está ao lado do leitor. 


  1. Faça debate das leituras 

E para aproveitar a leitura, nada como um debate, uma conversa com o seu filho sobre o tema do dia. Essa é uma forma de incentivar a integração entre as famílias, além de estimular o pensamento crítico e a atenção. 


  1. Soletrar palavras ou frases

Essa é a melhor forma de unir a língua portuguesa às atividades de atenção e concentração. Lembre-se apenas que esse exercício deve ser adaptado à idade de cada criança. Comece com palavras e evolua para frases! 


  1. Enumeração de palavras

Na hora das folhas de atividades, inclua tarefas para que as crianças enumerem palavras que estejam relacionadas umas com as outras. É possível também que elas façam ligações entre essas palavras. Para incrementar, peça para que expliquem o porquê os termos têm sentido entre si. Vale também para significados de palavras.


  1. Separação de números

É hora de colocar as aulas de matemática em prática nas atividades de atenção e concentração. Que tal propor para os pequenos separarem números ímpares dos pares? Para as crianças mais velhas, dá para propor o desafio de números múltiplos. 


  1. Artesanato

Seja com argila ou outro material, trabalhos manuais exigem foco da criançada. Sugira que seu filho crie determinados formatos e deixe que ele explore os meios de chegar ao resultado. Depois, dá para colorir o artesanato!


Saiba mais: + 10 atividades manuais para crianças da educação infantil


  1. Jogo da memória 

O clássico jogo da memória nunca sai de moda. No tapete da sala ou na escola ele pode ser desenvolvido pela própria criança e conter, em seu conteúdo, assuntos relacionados a temas educativos. Essa é uma forma dos pequenos fixarem o que aprendem em casa e na escola. 

  1. Jogos de tabuleiro

Assim como o jogo da memória, os jogos de tabuleiro são uma das principais atividades de atenção e concentração para crianças (jovens e adultos também). São várias as opções: dama, xadrez, ludo, entre outros. Experimente jogar em família! 


Veja: + Conheça 8 jogos para jogar em família


  1.  Programação

Sabemos como a turminha de hoje em dia adora ficar em dispositivos digitais. Então, proponha que as crianças criem seus próprios jogos através da programação! Pode apostar que o  raciocínio lógico é estimulado durante esse desafio. 


  1.  Esportes

Algumas crianças vão preferir, e se sentirem até mais concentradas, em exercícios físicos do que nas atividades manuais ou dentro de casa. Garanta que as regras estejam claras para todos e observe se elas serão aplicadas durante os jogos.


+ Entenda os impactos do sedentarismo infantil no Brasil


  1.  Meditação 

Que tal iniciar ou encerrar o dia com, pelo menos, cinco minutos de meditação? Além de contribuir para o foco das crianças, é também uma maneira delas relaxarem e até buscarem o autoconhecimento. A música pode fazer parte desse momento, experimente! 


Promover atividades que desenvolvam a atenção e a concentração nas crianças é fundamental para o crescimento cognitivo e emocional dos pequenos. As 12 atividades apresentadas, que vão desde montagem de bloquinhos até meditação, são ferramentas poderosas para ajudar os pequenos a desenvolverem essas habilidades de maneira divertida e educativa. 




Ao incorporar essas atividades na rotina diária, pais e educadores não só melhoram o foco das crianças, mas também fortalecem os laços familiares e escolares, criando um ambiente propício para o aprendizado contínuo. Portanto, experimente implementar essas práticas na rotina e observe como elas podem fazer a diferença no desenvolvimento dos seus filhos ou alunos. 


O investimento em atividades de atenção e concentração é um passo importante para preparar as crianças para os desafios futuros e promover uma educação mais completa e efetiva.


Veja também: + Como ter tempo de qualidade com os filhos


E então, gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas que queiram saber mais detalhes sobre atividades de atenção e concentração. Aproveite e leia outros conteúdos do nosso blog.